
Educação
Infantil
A Educação Infantil atende crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, nas modalidades de Creche (de 0 a 3 anos e 11 meses) e Pré-Escola (de 4 anos a 5 anos e 11 meses), assim distribuídas: Berçário I, Berçário II, Berçário III, Maternal I, Maternal II, Maternal III, Pré I e Pré II.
Ocorre uma organização flexível do currículo e uma pluralidade de objetos pedagógicos, que asseguram o desenvolvimento infantil em seus aspectos: físico, afetivo, socioemocional, intelectual, linguístico.
A Matriz curricular da Educação Infantil é assim formada: identidade, autonomia, movimento, música, literatura infantil, arte, linguagens, natureza, sociedade, pensamento lógico-matemático, repouso, alimentação, higiene, saúde, psicomotricidade, educação física, natação, capoeira, inglês, parque, culinária, jardinagem.
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Ensino
Fundamental 1
O Ensino Fundamental I é estruturado de forma que os alunos desenvolvam a expressão, vivenciem a diversidade, construam o conhecimento, capacitando-os a pensar, criar, experimentar, posicionar-se, apresentar solução para situações-problema, analisar e se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva.
Formado pelos grupos do 1º ao 5º ano escolar, quando há um grande estímulo à curiosidade, autonomia, independência e responsabilidade em relação à aprendizagem, ao espírito científico e ao senso crítico.
A matriz curricular é composta das seguintes áreas do conhecimento:
(a) Língua Portuguesa (produção textual, leitura, literatura, gramática);
(b) Matemática ( cálculos, conceituação, problemas);
(c) Ciências
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Ensino
Fundamental 2
O aluno, além das mudanças próprias do início da adolescência, precisa conquistar mais autonomia, mais independência, considerando:
(a) maior número de áreas do conhecimento (são nove);
(b) diferentes espaços que contribuem para o amadurecimento;
(c) necessidade de trabalhar em equipe, em colaboração, de saber dialogar, expor suas dúvidas/ opiniões e procurar apoio dos educadores e/ou gestores, sempre que necessário;
(d) respeito e cumprimento dos horários;
(e) disciplina, limite, dedicação, compromisso e prazer em estudar, fundamentais para o sucesso acadêmico;
(f) pontualidade e assiduidade.
A avaliação da aprendizagem dos alunos é realizada pelos docentes e pela Escola. É parte integrante da Proposta Pedagógica, ocorre em diferentes momentos e vale-se de alguns instrumentos: registro de observações, trabalhos individuais e coletivos, testes escritos/orais, pesquisas, registros sobre atitudes, hábitos e habilidades, autoavaliação e participações, tendo como referência o alcance dos objetivos.
A autonomia e o senso crítico são trabalhados, a fim de preparar o aluno do Ensino Fundamental II a enfrentar os desafios do Ensino Médio.
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Ensino
Médio
O aluno, além das mudanças próprias do início da adolescência, precisa conquistar mais autonomia, mais independência, considerando:
(a) maior número de áreas do conhecimento (são nove);
(b) diferentes espaços que contribuem para o amadurecimento;
(c) necessidade de trabalhar em equipe, em colaboração, de saber dialogar, expor suas dúvidas/ opiniões e procurar apoio dos educadores e/ou gestores, sempre que necessário;
(d) respeito e cumprimento dos horários;
(e) disciplina, limite, dedicação, compromisso e prazer em estudar, fundamentais para o sucesso acadêmico;
(f) pontualidade e assiduidade.
A avaliação da aprendizagem dos alunos é realizada pelos docentes e pela Escola. É parte integrante da Proposta Pedagógica, ocorre em diferentes momentos e vale-se de alguns instrumentos: registro de observações, trabalhos individuais e coletivos, testes escritos/orais, pesquisas, registros sobre atitudes, hábitos e habilidades, autoavaliação e participações, tendo como referência o alcance dos objetivos.
A autonomia e o senso crítico são trabalhados, a fim de preparar o aluno do Ensino Fundamental II a enfrentar os desafios do Ensino Médio.